A Embaixadora de Angola na Itália e Representante Permanente, S.E. Maria de Fátima Jardim, encontrou-se o 11 de Fevereiro de 2022, com o seu homólogo da República Popular de China, S.E. Guang Defu.
O encontro multilateral serviu para a abordar, em particular, a questão relativa ao Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana, actualmente presidido pela República de Angola, e a importância das contribuições.
O Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana (ASTF) foi lançado em 2013, com as importantes contribuições de Angola e Guine Equatorial, para apoio de iniciativas estratégicas, centradas no combate à fome e desnutrição, no reforço das cadeias de valor para melhorar a subsistência das populações rurais e urbanas, e na construção da resiliência das comunidades vulneráveis e dos sistemas de produção em toda a África.
De salientar que também foi renovado o interesse dos dois Países em continuar a cooperar na diplomacia multilateral, que hoje representa o maior instrumento de colaboração para enfrentar os desafios globais como a insegurança alimentar, a fome e as mudanças climáticas.
A necessidade de novas abordagens ligadas as alterações climáticas, as novas estratégias globais para oceanos e florestas, o papel da FAO, da União Africana e das outras Organizações Internacionais foram questões igualmente analisadas.
No final do encontro Angola agradeceu o Representante Permanente da China e recordou as profundas relações de amizade que caracterizam os dois Povos e os Países.