A sede da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em Roma, acolhe a quarta edição do Fórum Mundial da Alimentação, o maior encontro anual de partes interessadas nos sistemas agroalimentares do mundo visando catalisar acções, criar impactos significativos e acelerar o progresso a nível local, regional e mundial.
O evento abriu oficialmente a 16 de Outubro, data que em se celebra o dia mundial da alimentação, este anosob o lema, “Direito à Alimentação para uma Vida e um Futuro Melhores”, com uma cerimónia de alto nível na presença de chefes de Estado e de Governo de vários países, especialistas de nível mundial, jovens agentes de mudança, investidores e líderes visionários interessados em criar novos caminhos para um futuro sustentável, inclusivo e com segurança alimentar.
A delegação angolana ao evento é chefiada pela Embaixadora Fátima Jardim, representante permanente de Angola junto das agências da ONU em Roma.
Na abertura oficial do evento o diretor-geral da FAO, QU Dongyu, realçou que o fórum incluirá sessões focadas na juventude, ciência e inovação e visará investimentos, que considera “elementos-chave para a mudança transformacional”.
Depois da cerimónia oficial, foram igualmente inauguradas, na sede da FAO, as diversas exposições do Fórum Mundial da Alimentação que constituem uma montra diversificada de soluções, iniciativas e expressões artísticas inovadoras relacionadas à transformação dos sistemas agroalimentares.
A actividade que decorre até ao dia 18 de Outubro alberga igualmente o Fórum de Investimento Mão na Mão da FAO, um evento centrado na promoção de estratégias de investimento e colaborações financeiras destinadas a promover sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, facilitando o diálogo entre governos, investidores e organizações de desenvolvimento para mobilizar recursos para iniciativas que melhorem a segurança alimentar, reduzam a pobreza e apoiem a agricultura sustentável.
Serviços de comunicação Institucional e imprensa da Embaixada da República de Angola na Itália, Albânia, Grécia, Malta e Representação Permanente Junto das Agências Das Nações Unidas. Roma 17 de Outubro de 2024.