A Embaixada de Angola na Itália, celebrou nesta segunda feira o quadragésimo aniversário da independência de Angola. Participaram na cerimónia o Director para a África subsaariana do Ministério italiano da Relações Exteriores e Cooperação Internacional Embaixador Giuseppe Mistretta, embaixadores africanos, diplomatas, religiosos e membros da comunidade angolana na Itália.
Na abertura do evento S.E. Embaixadora Maria de Fátima Jardim agradeceu aos presentes, alguns dos quais por terem contribuído para a nossa independência e em particular a Itália que foi o primeiro Pais a reconhecer o Governo de Angola em 1976.
A diplomata angolana realçou que o papel da comunidade internacional foi crucial para alcançarmos a paz “estamos hoje a contribuir para maior conhecimento do processo de paz em Angola e dos resultados obtidos, para continuarmos a alcançar expectativas de tranquilidade e consolidação desta conquista do povo Angolano”. S.E. Maria de Fátima Jardim acrescentou que “o diálogo e a cooperação internacional permitiram-nos apreciar múltiplos aspectos do processo ao nível do poder e das influências de vários intervenientes no nosso conflito. “Construímos a paz em Angola com vários acordos de Paz desde Alvor à Luena para a Independência e para a paz em Lusaka, acordos para solução da resolução 435/ das Nações Unidas etc.“Hoje somos um exemplo de solução e gestão de conflitos e de democracia e Angola conseguiu afirmar-se como um país de forte presença que pode garantir a estabilidade na região Austral cujo papel está hoje a ser incansavelmente realizado pelo presidente João Lourenço em África, a quem os Chefes de Estado Africanos honraram com o título de campeão da Paz em África”.
A concluir S.E. Embaixadora Fátima Jardim realçou “Estamos a organizar a nossa economia com reformas conciliadas ao crescimento e progresso social e continuaremos a consolidar a paz e a unidade Nacional e a reforçar as instituições através de imenso trabalho e de exemplos democráticos para fortalecer a paz alcançada e assegurar a distribuição equitativa dos recursos.
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada da República de Angola na Itália, Albânia, Grécia, Malta e Representação Permanente junto das Agências das Nações Unidas em Roma, 12 de Novembro de 2024.