A Embaixadora de Angola na Itália e Representante da FAO, FIDA e PAM encontrou-se com o seu homólogo de Lesotho que se tornará Presidente da Sub região Africa do Sul, cargo ocupado nos últimos dois anos por Angola.
O encontro multilateral serviu para a abordar a cooperação, e a necessidade de tornar resilientes os ecossistemas alimentares na sub-região, o reforço da cooperação e colaboração institucional e as trocas comerciais entre os países desta importante região africana.
De salientar que também foi analisado o interesse do Lesotho em colaborar na adaptação da agricultura e inclusão nas áreas produtivas e rurais, o impacto da COVID e do HIV, bem como uma visão sanitária integradora, de prevenção e nutrição, na sub-região
A necessidade de novas abordagens ligadas ao desenvolvimento humano na área rural, os crimes cometidos contra as mulheres, jovens raparigas e o roubo de crianças, situações que agravam a pobreza, os problemas sociais complexos e de protecção social destas franjas populacionais na sub-região foram questões igualmente analisadas.
Nas questões bilaterais foi manifestado o interesse de se estabelecerem parcerias em todas as áreas sobretudo na agricultura ecoturismo, educação e saúde.
No final do encontro Angola predispôs-se a apoiar a nova Presidência no reforço das estratégias e desafios em marcha com a reestruturação da FAO e a recuperação económica social e sustentabilidade.