• emb.jardim31@gmail.com
In Notícias

Celebração do 4 de Abril – Dia da Paz em Angola e Despedida da Embaixadora Maria de Fátima Jardim em Roma

Roma, 5 Abril de 2025 – A Embaixada da República de Angola em Itália assinalou o 4 de Abril com profunda emoção e sentido patriótico, os 23 anos da conquista da paz em Angola.

A cerimónia decorreu em Roma, reunindo membros da comunidade angolana, representantes do corpo diplomático africano, religiosos, amigos de Angola e entidades italianas.

A data revestiu-se de especial significado por coincidir com a despedida da Senhora Embaixadora Maria de Fátima Jardim, que termina a sua missão como representante diplomática de Angola na Itália.

No seu discurso, a Embaixadora sublinhou o valor inestimável da paz, referindo que “Hoje comemoramos 23 anos de paz, depois de 27 anos de conflito. Angolanos e angolanas afirmaram ao mundo que decidiram incondicionalmente calar as armas para definitivamente, em paz, construírem a unidade e a coesão através dos valores da família, da pátria e do povo.”

Referiu ainda que o percurso histórico da independência de Angola foi marcado pelo sacrifício de heróis como o Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República, e pelo apoio internacional solidário, destacando-se o povo italiano que “foi o primeiro país a reconhecer o Governo de Angola independente há 49 anos.” Neste espírito, assinalou também que “no próximo ano celebraremos 50 anos de colaboração e cooperação entre Angola e Itália.”

A Embaixadora expressou a sua gratidão à comunidade internacional e aos povos africanos ali representados, afirmando que “a paz não seria possível sem a contribuição e solidariedade de todos.”

Durante a cerimónia, foi lida uma mensagem por um membro da comunidade angolana em Itália, enaltecendo o trabalho notável da Embaixadora Maria de Fátima Jardim durante a sua missão, reconhecendo o seu contributo para o fortalecimento das relações bilaterais e o apoio constante à comunidade.

A Embaixadora encerrou o seu discurso com uma mensagem de esperança e compromisso com os valores da paz: “A paz é fundamentalmente para o crescimento pessoal, mas sobretudo para a sociedade. É o principal factor para que todos possamos construir uma sociedade sustentável, garantindo a própria sobrevivência. Todos reconhecemos a importância da paz e desejamos viver num ambiente pacífico e justo.”

A celebração contou com momentos culturais, incluindo música e dança tradicionais, e a presença do Embaixador de Angola junto da Santa Sé, sacerdotes e religiosas angolanas residentes em Itália, que também se juntaram à homenagem.

Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na Itália, Roma, 05 de abril de 2025