O dia de África em Roma foi celebrado neste sábado com um jantar organizado pelos embaixadores africanos na Itália. A cerimónia contou com a participação de autoridades italianas, bem como embaixadores de países europeus, o Director Geral da FAO, e vários convidados.
Angola co-presidiu com Marrocos, por consenso do Decano e dos restantes embaixadores, à comissão organizadora de protocolo e serviços.
Na sua mensagem aos africanos a embaixadora Fátima Jardim agradeceu a presença de todos, felicitando-os e desejando que o 25 de Maio seja um dia de demostração do quanto a África pode realizar, com unidade e coesão e sob uma bandeira única, a da união africana.
A Embaixadora Fátima Jardim disse ainda que apesar de o continente precisar de quase tudo, a África é o continente do futuro pelas suas potencialidades e oportunidades de crescimento.
Na abertura do encontro o embaixador da Mauritânia e país que preside em exercício a União Africana, S.E. Dahi Mohamed Mahmoud, saudou os cidadãos africanos pela passagem do 25 de Maio e apelou os povos do continente a unirem cada vez mais esforços visando o desenvolvimento de África.
Para o embaixador Dahi Mohamed Mahmoud, a consolidação da paz é essencial para o crescimento económico e social de África.
Por sua vez o presidente da União africana, Mohamed Ould Ghazouani numa mensagem gravada sublinhou que a educação deve ser cada vez mais uma aposta dos africanos, particularmente dos jovens, para o desenvolvimento do continente visando a consequente a redução da pobreza.
E o decano dos embaixadores africanos em Roma, e embaixador da Ertreia, S.E. Fessahazion Pietros Menghistu, felicitou os diplomatas africanos por se juntarem nesta ocasião especial a outros convidados, pelo simbolismo que o 25 de Maio representa para o continente africano.
O conselheiro da primeira ministra italiana para o plano Mattei Sr, Lorenzo Ortona, felicitou os presentes e os africanos em geral pelo seu dia e reafirmou a vontade de o seu governo continuar a cooperar com os parceiros africanos numa base que considera mais justa.
Daí ter recordado a recente cimeira Itália/África que Roma acolheu em janeiro último e que visou a intensificação das relações e o estabelecimento de uma nova era de cooperação, através do plano Mattei.
O evento culminou com uma sessão cultural de música do continente africano interpretada pela cantora angolana Tasha Rodrigues e pelo grupo multicultural Gnawa Dueto.
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na Itália, Roma 25 de Maio de 2024.