O projecto de concepção, construção, gestão e manutenção das instalações portuárias do novo porto de Barra do Dande, na província angolana do Bengo, e respectiva concessão com financiamento, será objecto de concurso público internacional, determinado por portaria no . 76/18, de 28 de Junho, informou a imprensa angolana.
A encomenda assinada por João Lourenço cria uma comissão para avaliar o concurso público, coordenado pelo director geral do Instituto dos Portos e Marítimos de Angola, Victor Alexandre de Carvalho e incluindo o principal assessor do Ministério dos Transportes, Raul Campos, bem como um representante dos Ministérios das Finanças e da Construção e Obras Públicas.
A comissão de avaliação será regida pelas disposições da Lei dos Contratos Públicos e pelo presidente da comissão de avaliação, após ter concluído o processo de avaliação das propostas e, em conformidade com os outros procedimentos do concurso, submeterá o relatório final ao Ministério dos Transportes para aprovação.
O Presidente Lourenço revogou recentemente o decreto assinado pelo ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, aprovando o projeto do Porto da Barra do Dande, concedido por US $ 1,5 bilhão após as eleições gerais. (macauhub)